A Câmara Municipal de Avaré sediou, na terça-feira (16), uma solenidade de valorização policial-militar promovida pela 1ª Companhia da Polícia Militar. Durante o evento, foram entregues Láureas do Mérito Pessoal a policiais militares que se destacaram no exercício de suas funções e na prestação de serviços à comunidade.
A cerimônia reuniu autoridades civis e militares do município e da região. Representando o Poder Legislativo, participaram o presidente da Câmara, vereador Cabo Samuel Paes, além dos vereadores Professora Adalgisa Ward, Moacir Lima e Everton Machado.
Também integraram a mesa principal o secretário municipal de Segurança Pública, Jorge Carvalheira, representando o Executivo, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Avaré (ACIA), Cássio Jamil Ferreira, o diretor da Penitenciária I de Avaré, Leonardo Pera, o capelão Venuildo Paiva, o comandante do Posto de Bombeiros de Avaré, tenente Lírio, e o comandante interino do 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior (53º BPM/I), major Mota.
Ao todo, 25 policiais militares foram homenageados com Láureas do Mérito Pessoal em diferentes graus, variando do 5º ao 1º grau. A condecoração é uma das formas de reconhecimento institucional concedidas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo aos profissionais que demonstram desempenho diferenciado e dedicação no cumprimento do dever.
Segundo a corporação, a láurea leva em consideração a qualidade dos serviços prestados pelo policial militar ao longo da carreira. Como forma de distinguir diferentes níveis de mérito, a honraria é dividida em cinco graus, sendo o 5º grau a categoria inicial e o 1º grau a mais elevada, concedida pelo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Durante a solenidade, autoridades destacaram a importância da valorização dos profissionais de segurança pública e o papel desempenhado pela Polícia Militar na preservação da ordem, proteção da população e fortalecimento da segurança nos municípios atendidos pela corporação.
A cerimônia também reforçou o reconhecimento institucional aos policiais que se destacam pelo comprometimento, disciplina e excelência no desempenho de suas atividades, contribuindo para o fortalecimento da imagem da corporação junto à sociedade.

