O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, novas recomendações para a realização da mamografia como parte da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Pela primeira vez, o exame passa a ser recomendado “sob demanda” para mulheres de 40 a 49 anos, mediante vontade da paciente e indicação médica.
Segundo o Departamento de Atenção ao Câncer da Pasta, as regras anteriores que dificultavam o acesso a esse grupo etário serão revogadas.
O compromisso é consolidar a maior rede de prevenção de câncer do mundo, afirma a equipe da Secretaria.
Até agora, o protocolo oficial do Sistema Único de Saúde, orientava a mamografia apenas para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos, mesmo sem sinais ou sintomas, mas agora começa aos 40 anos.

